Gente que a gente admira divide conosco pequenas lições sobre o uso do dinheiro.

'Aprendi que dinheiro é energia'

Compartilhar

A minha relação com as finanças hoje é excelente: eu sou o senhor do meu dinheiro, ele me serve e não o contrário. Mas nem sempre foi assim. Eu já passei, como muitas pessoas, pela fase de ser escravo do dinheiro.

Aprendi que dinheiro é energia. Pode parecer papinho de palestra motivacional, mas é verdade. Se seus pensamentos em relação ao dinheiro são negativos, sua mente controlará sua vida (de forma inconsciente, é claro) para que você não tenha recursos.

Nessa linha, um dos grandes problemas que eu vejo é que as pessoas acham que ganham "mais ou menos x" e gastam "mais ou menos y". Não há precisão, e normalmente tendemos a exagerar o quanto ganhamos e a minimizar o quanto gastamos. Quanto colocamos na ponta do lápis, vemos que estamos gastando muito mais do que achávamos! Crie uma planilha de despesas e anote tudo com precisão de centavos. Nada pode ficar de fora. A partir daí, faça uma análise do que pode ser cortado, minimizado ou substituído. E crie um plano para acabar com suas dívidas, caso as tenha. Veja ainda se grandes despesas podem ser eliminadas. Por exemplo, você tem um carro e está com dificuldades financeiras? Que tal se livrar dele e passar a andar de ônibus ou Uber?

Gabriel Torres é autor de 25 livros, entre os quais Os Mitos do Dinheiro (Editora Nova Terra). Seu principal negócio é o site de tecnologia Clube do Hardware.

Comentários  

 
+1 #2 Bárbara 13-10-2016 15:24
Preciso me livrar das dividas conseguir trabalho.
Citar
 
 
+1 #1 Fabio 13-10-2016 14:54
Muito. Muito bom. :-)
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed