Gente que a gente admira divide conosco pequenas lições sobre o uso do dinheiro.

'Não basta amar o que faz e acreditar nos seus sonhos'

Compartilhar

Nasci numa família abastada e até boa parte da vida adulta não tive dificuldades financeiras, aliás, muito pelo contrário. Entretanto, como nada é imutável na vida, uma série de eventos me colocou em uma situação financeira muito difícil e foi exatamente nessa época que construí os melhores valores sobre administração do meu dinheiro.

Foi após essa difícil experiência que consegui construir uma empresa de sucesso com crescimento sustentável e levo comigo esses ensinamentos, tanto na administração da empresa quanto nas finanças pessoais. Esses ensinamentos, divido em cinco pontos fundamentais para dividir com vocês.

1. Realize um planejamento estratégico
Antes de qualquer atitude que envolva dinheiro e para definir sua estratégia, reflita sobre os projetos, objetivos, responsabilidades e os prazos de execução.

2. Faça um controle periódico
Acompanhe rendimentos, seu fluxo de caixa e se o planejamento estratégico definido está sendo, de fato, cumprido.

3. Evite gastos desnecessários
Ao fazer qualquer gasto acima da média, sempre me pergunto qual o benefício daquele produto, serviço ou investimento e reflito se realmente ele fará a diferença em minha empresa ou em minha vida pessoal.

4. Pagamentos à vista
Pagar à vista quando tiver desconto sempre é vantajoso, pois evidentemente você adquire o mesmo produto com um preço inferior.

5. Programe o futuro analisando o panorama presente
O crescimento pessoal assim como o crescimento de uma empresa saudável está ligado ao direcionamento e a programação de passos futuros. Esse direcionamento deve sempre ser calculado a partir de suas possibilidades e do panorama externo. Para isso saiba tudo o que está acontecendo ao redor, ou seja, estude, estude muito, pois isso ajudará a resolver problemas criticamente.

O que quero finalmente dizer é que não basta amar o que faz e acreditar em seus sonhos. Estude muito, trabalhe muito, descubra as histórias de quem deu certo e de quem deu errado. Se prepare para a jornada empreendedora, que é muito mais difícil do que dizem os "empreendedores de palco".


Gladys Mariotto é empreendedora, fundadora e CEO da Startup de Inteligência Educacional Já Entendi. Autora de 41 livros, recebeu mais de 30 prêmios de empreendedorismo, arte e inovação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed