Você envia suas dúvidas para nós e elas serão respondidas por um especialista!

Onde investir o dinheiro dos filhos?

Compartilhar

A leitora Priscila Cerqueira quer saber onde investir dinheiro para o futuro dos filhos frente ao cenário econômico atual adverso. Leia o que indica o economista Augusto Saboia.

Tenho uma dúvida que não é só minha, muitos amigos têm falado nisso e considerando o momento econômico atual (instável, pra dizer o mínimo) se tornou uma preocupação maior para o futuro dos filhos. Qual a melhor opção para poupar a longo prazo, para quem tem filhos pequenos, para que eles possam usufruir desse investimento no início da vida adulta?

Priscila, obrigado pela sua pergunta! (ótima)

Para poupar recursos é preciso sim que levar em conta o tempo. Para poupar pequenos valores em curtíssimo prazo, use a poupança (12,6 meses ou menos). Para prazos maiores e valores maiores, utilize as rendas fixas do mercado, CDBs, Tesouro Direto e algumas LCA e LCI. Para prazos médios e longos, pode utilizar fundos de Investimentos, previdências privadas, ações. Hoje temos previdências privadas atreladas ao melhor fundo de investimento do Brasil dos últimos 20 anos. Excelente.

Se for pequenas somas mensais, utilize a poupança como cofrinho e quando tiver valores mais expressivos, transfira para uma renda fixa pois com um valor maior, suas taxas serão bem melhores.

Se quiseres, pode comprar ações de empresas em que você confia, como Itaú, Bradesco, Sadia, ou outras que sejam boas pagadoras de dividendos. As ações têm uma particularidade: não sabemos como será seu comportamento na época da vendo do papel, portanto, quando precisar vender se prepare com um ou dois anos de antecedência. Dessa forma você poderá escolher o dia em que o valor estiver mais alto desde a primeira compra. Além da valorização do papel, você contará com os dividendos que são como um aluguel. Dessa forma você estará participando do desenvolvimento dessas empresas e lucrando com isso.

Parabéns por estar poupando!

Um forte abraço,

Augusto Saboia
Economista e proprietário da Saboia Advisors, empresa de consultoria em planejamento financeiro familiar e para pré e pós aposentadoria

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed