Você envia suas dúvidas para nós e elas serão respondidas por um especialista!

Veículo sem pagamento não pôde ser leiloado. O que acontece?

Compartilhar

Dúvida da leitora Edna: Por favor gostaria que me ajudassem! Financiei um carro em 2006 e consegui pagar apenas 12 parcelas de 60. Perdi meu emprego no início de 2008 e fiquei inadimplente por seis meses. Meu filho saiu com o carro sem estar licenciado em novembro de 2008 e ele foi apreendido pela polícia por falta de licenciamento. Quando fui tentar licenciar para tirar o carro do pátio, ele estava com os documentos bloqueados. Não fui capaz de licenciar e o carro ficou lá no pátio. Fiquei com as mãos atadas. Então os advogados do banco entraram em contato comigo e eu expliquei tudo o que tinha acontecido (o carro estava no pátio, etc..) e que eu não poderia pagar.  Agora eu não sei como está essa situação, uma vez que eu não estou morando mais no Brasil. O que pode acontecer comigo? Vocês poderiam me ajudar? Desde já, obrigada! 
 
"A falta de pagamento das parcelas pode gerar ação de busca e apreensão do bem, devendo a consumidora efetuar o pagamento das parcelas vencidas e vincendas, pois ocorrerá o vencimento antecipado do contrato.
 
Legalmente, a consumidora é fiel depositária do bem, ou seja, deveria manter o veículo sob sua guarda, o que não ocorreu em face da apreensão do bem pela autoridade.
 
O Poder Judiciário não vem mais aplicando a prisão civil nos casos do depositário infiel (aquele que por culpa ou negligência perdeu a posse do bem impossibilitando que este seja devolvido ao credor), entretanto, a consumidora poderá ser alvo de ação de cobrança pela instituição financeira e o fato de não possuir mais o bem para entrega e venda através de leilão, aumentará o saldo devedor, pois não ocorrerá a venda do bem cujo valor poderia ser abatido do valor da dívida.
 
Não havendo pagamento no curso do processo, poderá haver execução gerando penhora dos bens da consumidora."

Renata Reis, coordenadora de área da Fundação Procon-SP
 

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed