Você envia suas dúvidas para nós e elas serão respondidas por um especialista!

Onde aplicar o dinheiro para emergências?

Compartilhar

Poupadoras, onde deixar aquele dinheiro para emergências? Com rentabilidade melhor que a poupança e, ao mesmo tempo, com segurança? Nelson Vieira

Sobre a dúvida do Nelson, primeiro ele deve fazer uma lição de casa, que é separar as receitas dele em três baldes. São eles: o balde das despesas, o balde da poupança e o balde dos investimentos.

Uma vez que o leitor já analisou o seu balde de despesas, pode começar a calcular o tamanho dos baldes de poupança e investimentos.

Explicamos a diferença entre um e outro. Poupança e investimento são similares no sentido de guardar parte do salário para o futuro, a diferença é que o objetivo da poupança é proteger o dinheiro enquanto o do investimento é fazer o dinheiro crescer.

O dinheiro no balde da poupança tem duas utilidades, a primeira é garantir uma reserva para projetos rápidos de até 180 dias e, a segunda, guardar até seis meses de suas despesas em aplicações seguras, como, por exemplo, CDB que remunere no mínimo 100% do CDI e Títulos do Tesouro, dois grandes produtos atuais.

Já o balde de investimentos tem por objetivo fazer seu patrimônio crescer. É aquele que devemos usar para financiar o nosso futuro, o consumo de longo prazo.

Entenda por longo prazo algo superior a cinco anos. Se você é jovem, deve usar esse balde também para guardar o dinheiro da faculdade do seus filhos, mas, nele, a maior parte dos recursos será destinada para a própria aposentadoria.

Uma última dica: quando analisamos o retorno dos investimentos por uma perspectiva de longo alcance, pequenos pontos percentuais podem fazer uma diferença enorme.

Adriano Fonseca é diretor da ABD Consultoria, especializada nas áreas tributária e financeira

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed