Dicas de livros que ajudam a colocar as contas em dia

Em família

Compartilhar

Um convite à reflexão, em família, sobre os caminhos e descaminhos do dinheiro. É em tom de conversa que Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário do Carmo falam sobre o tema em Família, Afeto e Finanças - Como colocar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar (Editora Gente).

Casados, os autores abordam temas como o planejamento financeiro dos cônjuges, como começar a introduzir o assunto com os filhos, como estabelecer prioridades. E tudo isso levando em conta as diferenças, o fato de que cada um foi educado de um jeito e recebeu influências específicas na relação com o dinheiro:

"Além dos ensinamentos familiares, em muitas comunidades existe um culto à pobreza honrada, em que a pessoa sente orgulho em ser pobre. E a riqueza é vista, muitas vezes, como uma distorção de valores, em que o rico é apontado como "aquele que explorou o pobre". Procurem identificar as crenças limitantes que vocês receberam de suas famílias. Conversem com seu cônjuge e verifiquem o que têm em comum. Vocês podem se ajudar, colaborando um com o outro nessa identificação. Depois discutam sobre o que querem ensinar a seus filhos".

Além do fator "crenças limitantes", merece destaque também a reflexão a respeito do consumismo, do gastar para compensar carências afetivas, ausências, culpas. Principalmente por parte dos pais que não têm muito tempo para conviver com os filhos e acham que podem tapar o buraco da sua presença com presentes caros:

"Quanto mais vocês se sentirem nutridos e preenchidos pela vida, pelos relacionamentos, menos precisarão consumir. A quantidade de consumo reflete o vazio interior e as necessidades emocionais não atendidas".

Dois craques no mundo das finanças pessoais, os autores sabem do que estão dizendo. Vale a pena refletir com eles, que inclusive já foram entrevistados aqui no Poupadoras.

Boa leitura e beijos,


Isabela Barros

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed