Dicas de livros que ajudam a colocar as contas em dia

Ficar rica sem culpa?

Compartilhar

As primeiras páginas me deram a impressão de um livro muito centrado em como as mulheres não foram educadas para ganhar dinheiro, na importância de nos desvencilhar destes conceitos, e na realidade do mercado financeiro e do trabalho da Europa.

Mas passadas algumas dezenas de folhas, o livro "Fique rica sem culpa" foi ficando bem interessante. A autora da publicação, a jornalista britânica Justine Trueman, começa falar sobre questões úteis para quem quer reconstruir a sua relação com o dinheiro.

Ela escreve sobre a influência dos pais no comportamento financeiro, as características do "pensar" rico, o comportamento agressivo ou submisso e os reflexos deles na vida financeira. Dá sugestões na administração do dinheiro, fazer o orçamento, fala sobre autocontrole e sugere, por exemplo, escolher apenas uma tarefa árdua por semana no corte de gastos.

Na segunda parte do livro, o foco é principalmente o investimento. Aí a realidade abordada volta a ficar mais europeia. Mas há dicas proveitosas, com análises de comportamentos de investidores que se aplicam a qualquer realidade ou país.

A autora trabalhou como jornalista de finanças em grandes veículos de comunicação e sempre teve investimentos como paixão. Começou a poupar e a fazer seu planejamento financeiro bem cedo e hoje atua na área financeira. Ela sempre teve uma renda média e não tem dívidas. Hoje possui imóveis e investimentos em alguns países.

Isaura Daniel

 

Livro: Fique rica sem culpa
Autora: Justine Trueman
Editora: Gente
Edição: 2010
ISBN: 9788573126969

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed