Dicas de livros que ajudam a colocar as contas em dia

O básico que funciona

Compartilhar

Você já leu algum guia de finanças pessoais? Quer uma dica boa para começar? Publicado pela Sesi-SP Editora, Administre melhor o seu dinheiro aborda pontos como dívidas, orçamento, planejamento, formas de financiamento, como se organizar para poupar e assim por diante.

Tudo explicado de forma simples e resumida, tanto que o livro tem apenas 108 páginas, com um glossário dos principais termos usados no final.

Logo de cara, o título reforça o quão fundamental é ter as contas em dia e gastar de acordo com as possibilidades de cada um. E isso sabendo separar o que é realmente necessário daquilo que pode ser dispensável.

Também são apresentadas dicas de como analisar a própria situação financeira e relacionar os ganhos e os gastos.

Diante disso, é possível fazer uma análise das dívidas e do peso dos juros no orçamento, com a explicação de como funcionam as principais taxas adotadas no Brasil. As taxas e as modalidades de financiamento mais comuns (crédito pessoal, crédito direto ao consumidor, crédito consignado com desconto em folha, consignado para o segurado do INSS, financiamento imobiliário e de veículos, microcrédito, cheque especial, cartão de crédito e penhor).

E como lidar com as dívidas? “Quem tem dívidas deve cortar as despesas, aumentar os ganhos ou tomar essas duas medidas ao mesmo tempo”, como recomenda o guia, ou “se planejar para economizar”.

Também são oferecidas dicas sobre como cortar despesas e evitar desperdícios em casa e na vida de modo geral: das tarifas bancárias ao vestuário, quase sempre dá para enxugar gastos. Ou, como analisa o guia: “Ter o controle das finanças significa ter uma vida melhor, em que o mais importante não é quanto você ganha, mas quanto gasta”.

Por fim, são oferecidas explicações sobre variadas modalidades de investimentos, como aqueles em renda fixa e variável. Aí entram, entre outras opções, a boa e velha caderneta de poupança, os títulos do Tesouro Direto e a compra de ações negociadas na Bolsa de Valores.

Boa leitura! E bons investimentos para nós.

Isabela Barros 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed