Esse espaço é seu. Mande para nós as suas histórias, lições, aprendizados, causos relacionados ao uso do dinheiro. Serão publicadas, com todo o carinho, aqui.

Carne de segunda. Economia de primeira.

Compartilhar

Cozinhar em casa economiza uma grana. Mesmo comparado aos restaurantes por quilo mais baratos, o valor de uma compra, dividido pelo número de refeições, é bem mais baixo. Mas cozinhar toma tempo, sim. Na cozinha, no supermercado, na feira, no açougue. E tem coisa que não é barato mesmo: carne de primeira. Experimente viver à base de filé mignon, ou mesmo coxão mole...

Economia de dinheiro e tempo, temperado com lembranças da infância, vieram quando comprei uma panela de pressão. A única ferramenta disponível ao homem e à mulher moderna que pode cozinhar a 120o C, o que torna aquele acém, coxão duro, costela, rabada, rabo ou pé de porco, galinha caipira e feijão não mais alimentos duros que levariam horas numa panela convencional para ficar prontos, mas delícias que rendem bastante e custam pelo menos metade das carnes ditas “de primeira”.

Gosta de bife grelhado? Experimente um bife a rolê de coxão duro. Na pressão, claro. Gosta de carne louca? Acém. Na pressão. Feijoada? Cozinhe o feijão com linguiça, bacon e alguma parte do porco que não pareça comestível à primeira vista: orelha, pé, rabo: não precisa comer essas partes depois, mas o sabor que vão deixar no feijão... Esses subprodutos do porco custam ninharias (R$ 3, R$ 5...), e é só deixar 24 horas de molho, trocando a água de hora em hora, para fazer do seu feijão (por si só, uma proteína que rende bastante) muito mais saboroso e nutritivo em 20 minutos na pressão (feijão de molho de um dia para o outro, não esqueça).

Minha avó, já vivendo tempos muito melhores do que na infância, adorava esses pratos, que a remetiam àqueles tempos difíceis mas felizes. Para mim, moleque chato para comer, ela fazia bife, de contra filé. Hoje eu poderia comer filé mignon. Mas faço carne de panela (paleta bovina) com batatas para lembrar dela. E ainda economizo.

Além de expert das panelas, André Julião é jornalista 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed