Esse espaço é seu. Mande para nós as suas histórias, lições, aprendizados, causos relacionados ao uso do dinheiro. Serão publicadas, com todo o carinho, aqui.

'A educação mudou o rumo da minha vida'

Compartilhar


Nasci numa pequena cidade de cerca de 15 mil habitantes do Paraná, Terra Rica, cuja principal fonte de renda é a agricultura. Meus pais, muito simples e sem ensino fundamental completo, vieram para São Paulo tentar a sorte incentivados por um tio que já estava na capital. Meu pai foi trabalhar numa metalúrgica como ajudante e minha mãe como diarista. Entre todas as dificuldades existentes, a educação foi prioridade.

Entre idas e vindas, a separação de meu pai e minha mãe deixou as coisas mais difíceis. Dona Cida ficou com três filhos para criar e estava sozinha. A pobreza e as dificuldades sempre fizeram parte da minha vida. Não tínhamos moradia e acabamos indo viver num terreno de invasão, em uma favela. Quando alcancei a idade de trabalho, aos 14 anos, fui trabalhar num mercadinho no bairro para ajudar em casa e a nossa situação começou a melhorar.

Entre todas as dificuldades, a religião nos dava garra para continuar, mas em contrapartida me bitolei e deixei de estudar, dedicando o tempo livre à religião. Depois de um certo tempo, retornei aos estudos. As variáveis que me levaram a começar a estudar. O start inicial aconteceu e eu não parei mais. Hoje sou mestre em Física na área de Desenvolvimento de Matérias e curso o doutorado, além de estar fazendo nova graduação, em Engenharia de Produção, à distância.

As dificuldades financeiras ainda existem, mas não mais na proporção de antes. Tenho um apartamento onde minha mãe mora e vivo de aluguel em função da facilidade de deslocamento para o trabalho. A vida que levo hoje vem do meu esforço e dedicação à educação, que sempre me acompanharam ao longo dos anos. A educação mudou o rumo da minha vida.

Ademilson Rogério, físico e professor universitário

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Faça uma simulação para juntar seu primeiro milhão ou quanto suas economias irão render.
Poupadoras.com
Um site de finanças pessoais
para dividir experiências
sobre o dinheiro
  • Assine nosso feed